Conheça o AppHans: aplicativo que busca apoiar profissionais de saúde no diagnóstico da hanseníase

O aplicativo AppHans, lançado em fevereiro pelo Ministério da Saúde, é uma iniciativa que procura facilitar o processo de diagnóstico da hanseníase para os profissionais da saúde. Além de informações sobre a doença, a nova ferramenta também oferece os protocolos a serem seguidos, como avaliações neurológicas e dermatológicas.

Para profissionais que estejam diante de casos em que há suspeita de hanseníase, é possível consultar o aplicativo para conferir quais são os sinais e sintomas característicos da doença e como e quais avaliações devem ser realizadas. Essas informações vão para além da pessoa acometida, e integram também as medidas que devem ser tomadas com os contatos próximos – o que inclui também avaliações neuro-dermatológicas e outros protocolos de prevenção, como uma nova dose da vacina BCG.

O apoio aos profissionais não é a única função que o aplicativo oferece. Nele, é possível informar se os casos identificados são paucibacilares e multibacilares, o que é importante para o controle da cadeia de transmissão e para oferecer o tratamento adequado. Também é possível informar sobre os casos que apresentam reações hansênicas e consultar protocolos de tratamento.

O aplicativo pode ser acessado aqui e está disponível para aparelhos Android e iOS e computadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *