coletivo amparar clube leitura

 

Nesta quarta-feira, dia 24 de março, a equipe do Programa PEP++ inaugura o Coletivo Amparar, novo clube de leitura voltado para a troca de conhecimentos e para o debate sobre assuntos relacionados à hanseníase. A reunião inaugural é reservada para os assistentes de pesquisa do projeto e acontece por meio da plataforma Zoom, às 9 horas.

Nesse primeiro momento, o Coletivo Amparar levanta como tema a estigmatização e o preconceito contra pessoas acometidas pela hanseníase. Três artigos acadêmicos com diferentes abordagens sobre o assunto serão usados como base para o debate. Após a leitura do material, os participantes discutirão os desafios e possíveis estratégias para a eliminação do estigma relacionado à doença.

Cada reunião do clube abordará diferentes temáticas relacionadas à hanseníase. A partir do segundo mês, os encontros serão abertos à comunidade. O objetivo é incentivar os participantes a unir prática e teoria, fazendo com que fortaleçam suas competências e reflitam sobre sua formação e rotina profissional.

Para Aymée Medeiros, coordenadora do Programa PEP++ no Brasil, a iniciativa tem potencial para disseminar mais informações sobre a doença e qualificar a formação dos profissionais. “É uma oportunidade para que os estudantes tenham a chance de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a hanseníase de forma participativa'', declara.