Palestra sobre tuberculose Programa PEP
Em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a NHR Brasil promoveu curso sobre tuberculose para os assistentes de pesquisa do Programa PEP++. Realizado via Zoom, o evento aconteceu na manhã do dia 03 de maio e contou com palestra ministrada por Yolanda Morano, Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase.

A capacitação foi elaborada para fortalecer o conhecimento dos pesquisadores sobre a doença, uma vez que a suspeição ou confirmação de casos de tuberculose é um dos critérios de exclusão para incorporação dos contatos nas ações de quimioprofilaxia. Entre os assuntos abordados, estavam o cenário epidemiológico da doença no Ceará e orientações sobre fluxos e realização de exames na rede de saúde.

A equipe também recebeu instruções para reconhecer sintomáticos respiratórios durante as abordagens de campo e para atentar-se na identificação de contatos que realizaram tratamento para Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) nos últimos dois anos.

Aymée Medeiros, Coordenadora do Programa PEP++ no Brasil, ressalta a importância da compreensão da situação epidemiológica nos territórios de atuação. Além disso, o conhecimento sobre os aspectos clínicos relacionados à tuberculose também são essenciais na escolha correta de contatos para realização da quimioprofilaxia.

A pesquisadora destaca que capacitações sobre temáticas relacionadas à pesquisa são ministradas frequentemente para fortalecer as competências necessárias para as abordagens em campo.