1º lugar imagem 4 Artes Visuais


Para reduzir o estigma relacionado à hanseníase, é preciso que mais pessoas compreendam os diferentes aspectos da doença. Foi com isso em mente que parte da equipe envolvida no Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN) da Universidade Federal Fluminense (UFF) criou o vídeo “Você sabe o que é hanseníase?”. Produzida para desmistificar a doença, a obra venceu o 1º lugar na categoria Artes Visuais do Concurso Cultural NHR Brasil.

Formada em Ciências Biológicas pela UFF e membro do NuPEDEN, Júlia Riffald, de 23 anos, é a representante da equipe responsável pela criação do vídeo. Além dela, o grupo é formado por acadêmicas e graduadas dos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Psicologia. São elas: Carolina Moreira, Jasmin Bruna Stariolo, Luana Barreto, Marta de Freitas Nudelman, Mariana Rodrigues Sales de Mendonça, Stephanie Bittencourt e Anna Maria Sales.

A equipe também contou com a participação da professora Priscilla Oliveira Bomfim, coordenadora do NuPEDEN. As integrantes do grupo souberam da realização do concurso por meio do Laboratório em Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por intermédio das pesquisadoras Roberta Olmo e Márcia Maria Jardim Rodrigues, que também contribuíram na produção da obra.

Na ocasião do concurso, a elaboração de um vídeo para conscientizar as pessoas sobre a hanseníase coincidiu com as intenções de ambos os grupos envolvidos na produção. Isso porque já existia a iniciativa de unir as equipes em uma parceria para criar vídeos de divulgação científica e disseminar informações sobre a doença no Rio de Janeiro. A equipe do NuPEDEN, que trabalha com Neurociência e com a elaboração de materiais educativos, entraria com o suporte técnico, enquanto a equipe do Laboratório de Hanseníase forneceria informações sobre a doença.

Júlia destaca que o processo de criação do vídeo seguiu essa dinâmica. As pesquisadoras da Fiocruz foram a fonte de conhecimento para o restante da equipe, que ficou responsável pela roteirização e edição do material. Como o NuPEDEN nunca havia desenvolvido produções sobre a hanseníase, todas as participantes do grupo puderam fortalecer seus conhecimentos sobre a doença.

Como resultado disso, surgiu um vídeo didático que aborda o estigma histórico associado à hanseníase, os sinais e sintomas da doença e informações sobre onde buscar tratamento. Considerando a continuidade da parceria entre os dois grupos, essa é a primeira produção de uma série de materiais voltados para conscientizar as pessoas sobre a hanseníase. Confira abaixo o vídeo na íntegra.

Destacando a importância do Concurso Cultural NHR Brasil, Júlia afirma que a experiência fez com que a divulgação científica ganhasse ainda mais visibilidade, propagando-se por outros canais de comunicação. No atual contexto brasileiro, em que o negacionismo e a desvalorização da ciência ganham cada vez mais espaço, a bióloga ressalta que a premiação “renovou o fôlego” das integrantes do grupo, que se sentiram reconhecidas pelo seu trabalho. Acompanhe no vídeo abaixo o depoimento de Júlia sobre a participação no concurso.

Além disso, ela destaca que a experiência proporcionou o contato das participantes da equipe com outras pessoas interessadas na divulgação científica, possibilitando a troca de conhecimento e experiências. Felizes com a conquista, as integrantes do NuPEDEN e as pesquisadoras do Laboratório de Hanseníase celebram a oportunidade de aproximar a ciência do dia a dia das pessoas.