MS orienta serviços de farmácias e manejo da tuberculose
Documentos trazem orientações sobre a dispensação de medicamentos em geral e manejo e controle da tuberculose
Na epidemia do COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou recomendações especiais para manter o atendimento a pessoas que precisam de medicamentos em farmácias e dispensários do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Aqui Tem Farmácia Popular.
Em Nota Informativa, os serviços são orientados a reorganizar seus processos de trabalho. Algumas delas são evitar aglomerações, com distâncias de 1 metro ou 2 metros entre funcionários e nas filas de pessoas em busca de medicamentos, possibilidades de alteração na quantidade de remédios dispensados e orientações para o uso racional de medicamentos.
Confira aqui a íntegra da Nota Informativa Nº 1/2020-SCTIE/GAB/SCTIE/MS
Em Ofício Circular, o Ministério também fornece orientações para o manejo e controle da tuberculose diante das medidas adotadas para lidar com a epidemia do COVID-19. O documento é destinado a Coordenadores das Assistências Farmacêuticas Estaduais e Coordenadores dos Programas Estaduais de Controle da Tuberculose.
O documento reitera que não há medidas de prevenção específicas para pessoas em tratamento da tuberculose. No entanto, ressalta que este público e as pessoas que já tiveram tuberculose podem ter os pulmões acometidos ou com sequelas, sendo portanto necessário uma organização da rede de saúde para atender da melhor forma e evitar o comparecimento frequente destas pessoas às unidades.
Confira aqui a íntegra do Ofício Circular Nº 5/2020/CGDR/.DCCI/SVS/MS
Data de publicação: 1 de abril de 2020