Deficiências
Deficiências
As deficiências extrapolam o problema da saúde, sendo um fenômeno complexo que altera a forma de convivência entre as pessoas e o meio social, visto que há ambientes não adaptados para acolher as diversas necessidades da pessoa com deficiência.
Elas abrangem as incapacidades, limitações e restrições de participação, englobando alterações no funcionamento ou na estrutura do corpo, dificuldades para executar tarefas ou ações e dificuldades para experimentar situações da vida em sociedade, conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cerca de 15% da população mundial apresenta alguma forma de deficiência, conforme dados da OMS em 2018. A organização aponta que a falta de transporte ou de dinheiro são os dois principais motivos para que estas pessoas não recebam o tratamento adequado nos países mais pobres.
O trabalho da NHR Brasil é voltado para pessoas com deficiências relacionadas à hanseníase e outras doenças tropicais negligenciadas, abrangendo também em suas atividades e projetos as pessoas com deficiências por outras causas.
O objetivo é promover inclusão para além das condições de acesso à saúde e aos espaços das cidades, buscando também fortalecer a conscientização sobre acesso aos direitos sociais e sobre a desconstrução de barreiras construídas culturalmente, de modo sustentável.
Assim, promover o desenvolvimento inclusivo perpassa por fortalecer diretrizes, como empoderamento, participação social, sustentabilidade, articulação intersetorial e redução do estigma, visando alcançar os direitos sociais de indivíduos e comunidades.
Mais informações:
Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência
Uma introdução à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015
Um Guia para os Direitos das Pessoas Atingidas pela Hanseníase