Janeiro Roxo: NHR Brasil amplia ações de conscientização em 2023
O mês de janeiro é voltado para a campanha nacional de enfrentamento à hanseníase.
Durante o período, a organização empreendeu ações de conscientização por todo o Brasil
Em alusão ao Janeiro Roxo, a NHR Brasil promoveu uma série de atividades educativas sobre a hanseníase. A campanha de conscientização, oficializada em 2016 pelo Ministério da Saúde, foi ainda mais crucial devido ao forte contexto de subnotificação de casos no Brasil, o que tem levado a um aumento nas taxas de transmissão e incapacidades físicas decorrentes da hanseníase. Veja abaixo como foi o período de campanha e as atividades dos projetos da NHR Brasil, dividos por eixos de atuação.
Zero Transmissão
Com o intuito de difundir informações sobre a hanseníase, a NHR Brasil, em parceria com a ViaQuatro e ViaMobilidade, esteve presente em diversas linhas de trem e metrô da cidade de São Paulo entre os dias 23 e 27 de janeiro. Ao longo da semana, membros da organização distribuíram mais de 5 mil panfletos a respeito da doença, além de terem realizado triagens a nível dermato-neurológico e tirado dúvidas dos passageiros.
No Ceará, integrantes do Programa PEP++ promoveram tanto ações de capacitação com profissionais de saúde quanto atividades educativas com o público em geral em espaços públicos.
Em Fortaleza, uma das práticas educativas foi realizada no Terminal da Parangaba no dia 27 de janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Mais de 450 pessoas foram abordadas pela equipe da NHR Brasil e por técnicas da Regional IV para receberem folders e conhecerem mais sobre a hanseníase.
Outro momento significativo com as ações educativas aconteceu no Shopping Benfica, em parceria com o Morhan Fortaleza. A equipe conseguiu alcançar mais de 100 pessoas para conversar sobre sinais e sintomas da doença, além de metodologias ativas e avaliações de suspeição de hanseníase.
Já em Sobral, o Projeto PEP++ aplicou oficinas para enfermeiros da Atenção Básica em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As capacitações ocorreram às sextas-feiras, do dia 6 de janeiro ao dia 10 de fevereiro, buscando atualizar os profissionais de saúde sobre diagnóstico, tratamento e evolução da doença a partir da busca ativa de casos. Com intuito de diagnosticar e tratar precocemente os pacientes, as oficinas seguiram o protocolo do Ministério da Saúde.
Zero Incapacidades
Em Paulista (PE) e Porto Velho (RO), foram empreendidas oficinas de formação de coordenadores de Grupos de Autocuidado em hanseníase. As iniciativas foram fruto da parceria da Prefeitura de Paulista, Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Cuidado, Práticas Sociais e Direito à Saúde das Populações Vulneráveis (GRUPEV) e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia (Agevisa-RO).
Zero Exclusão
Como um projeto especial para o Janeiro Roxo, a NHR Brasil ministrou uma roda de conversa com o foco na conscientização e discussão sobre os direitos das pessoas acometidas pela hanseníase. O momento, realizado pelo projeto Desenvolvimento Inclusive, aconteceu no distrito de Jaibaras, em Sobral (CE), no dia 24 de janeiro, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Unidade Jaibaras. Questões relacionadas ao Direito da Família foram levantadas por integrantes do projeto Laços de Família, vinculado ao Centro Universitário Inta (UNINTA).
Também foram empreendidos mutirões de serviços para a população de Paulista (PE), no dia 31 de janeiro. A NHR Brasil, em parceria com a Secretaria de Saúde do Paulista, desenvolveu momentos de conscientização sobre a hanseníase, disponibilizando serviços como avaliação médica para hanseníase (exame dermato-neurológico), esclarecimento sobre direitos das pessoas acometidas pela hanseníase e oferta de serviços pelo CRAS além de outras ações educativas.