Desfile celebra força das artesãs do Arts BioHans

Evento apresentou não só as habilidades criativas das artesãs do projeto, como também a capacidade de superação diante da realidade de ter sido acometida pela hanseníase

2DesfileArtsBiohans2023

Um momento para ficar na história do coletivo de artesãs do ArtsBiohans. Assim foi o a segunda edição do Desfile Inclusivo do projeto Reabilitação Socioeconômica, realizado pela NHR Brasil em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) de Rondônia.

Na noite do dia 7 de julho, Dia Estadual de Mobilização para Controle da Hanseníase, elas mostraram ao público do Porto Velho Shopping suas mais recentes produções em bioartesanato a partir de elementos sustentáveis da região amazônica e da força que cada uma carrega em si para superar desafios e enfrentar o preconceito. Com a presença de parceiros e autoridades locais, o momento também contou com apoio da Miss Rondônia Mundo, Tamires Bennesby, embaixadora oficial do projeto.

As peças apresentas nesta edição são fruto de uma oficina ocorrida em maio deste ano, onde veteranas e novas participantes do projeto puderam desenvolver técnicas aprimoradas para a produção de jóias artesanais, além de itens de decoração como colares de mesa e porta guardanapos.

Marize Ventin, gestora de projetos da NHR Brasil à frente do Reabilitação Socioeconômica, ressalta que o desfile propôs apresentar não só a habilidade criativa das artesãs, mas sobretudo a capacidade de superação diante da realidade de ter sido acometida pela hanseníase. “Momentos como este proporcionam um ambiente inspirador e acolhedor, no qual as artesãs podem compartilhar suas histórias, suas lutas e seus talentos, fortalecendo a autoestima e proporcionando oportunidades de geração de renda”, acrescenta Marize.

Representando as artesãs, Nelci Valentim foi homenageada com uma coroa produzida pelo coletivo a partir de sementes de açaí e vibras de buriti. Para ela, o desfile é resultado de um trabalho intenso para mostrar ao mundo que é possível combater os estigmas sociais em relação à hanseníase. “Além de contribuir para minha reabilitação socioeconômica, me sinto valorizada e empoderada como mulher e como artesã. E isso mostra que podemos alcançar nossos objetivos e sermos protagonistas de nossas vidas”.

Clique aqui para descubrir a beleza única das peças produzidas pelo Arts BioHans e apoie a reabilitação socioeconômica de mulheres afetadas pela hanseníase.

2DesfileArtsBiohans20231