NHR Brasil recebe membros da NLR Alliance para encontro anual
Evento promoveu a união das equipes de seis países para compartilhar conhecimentos e estratégias para o enfrentamento da hanseníase a nível internacional
Durante os dias 2 a 6 de outubro, a NHR Brasil recebeu diretores e conselheiros dos escritórios internacionais da NLR Alliance (Netherlands Leprosy Relief) para a Mesa Redonda deste ano. O encontro anual dos líderes dos escritórios da Holanda, Moçambique, Nepal, Índia e Indonésia teve como objetivo reunir todas as pontas da organização para discutirem estratégias para eliminação da hanseníase até 2040.
A semana da atividade permitiu que os representantes de cada país se aproximassem mais da realidade dos projetos realizados nas regiões distintas. No decorrer do evento, os participantes se envolveram em dinâmicas, apresentações técnicas e até em visitas de campo que os permitiram a promoção de uma equipe mais unificada e preparada para o desenvolvimento de ações para a Transmissão Zero da hanseníase e da inclusão de pessoas acometidas pela doença.
Destaques
A visita dos diretores ao Centro de Convivência Antônio Diogo (CCAD), em Redenção, foi o ponto alto da semana. Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer o equipamento histórico gerido pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Com quase um século de existência, hoje o CCAD simboliza a longa batalha pela ressocialização das comunidades afetadas pela enfermidade, que foram isoladas compulsoriamente como parte das primeiras medidas preventivas adotadas no país no início do século XX.
Linda Hummel, CEO da NLR Alliance, destaca a importância da preservação da história de espaços como o CCAD. “Quando eu falo sobre a hanseníase com amigos ou familiares, eles se surpreendem com o fato da doença ainda ser um problema em várias partes do mundo. Acho importante que entendamos o passado porque podemos aprender com ele para o futuro. Com a inspiração sobre a história que aprendemos aqui, nós temos mais energia e insights para acabar com a hanseníase o quanto antes enquanto aliança internacional”, aponta ela.
O momento também foi uma oportunidade de troca de aprendizado entre as organizações. Ashok Agarwal, diretor nacional da NLR Índia, se impressionou com os trabalhos voltados para o combate da hanseníase realizados no Brasil. “Embora o Brasil tenha menos casos em comparação com a Índia, o país tem feito um trabalho exemplar na detecção de casos de hanseníase, e isso é algo que pode ser de conhecimento mútuo para outros países endêmicos”, pontuou ele.
Ashok também enfatizou que, embora a Índia e o Brasil enfrentem a triste realidade de terem juntos as regiões com o maior número de casos da doença, "estamos seguindo na direção certa e dispomos das ferramentas adequadas, como o PEP++, para aprimorar nossa capacidade de realizar testes e rastrear novos casos".
Resultados
A Mesa Redonda desempenhou um papel fundamental no fortalecimento das equipes de todas as sedes da Aliança NLR, incluindo a NHR Brasil. Com o objetivo de desenvolver um plano estratégico para combater a hanseníase e reduzir em 50% o número de casos em cada região até 2028, os profissionais compartilharam suas experiências e conhecimentos técnicos. Isso foi feito com o propósito de contribuir para a realização de um mundo livre do sofrimento causado por essa doença.
Alexandre Menezes, diretor executivo da NHR Brasil, explica que um dos objetivos do encontro foi discutir os desafios e avanços relacionados à transição das instituições para Organizações Nacionais, bem como ao fortalecimento de parcerias e sustentabilidade tanto a nível nacional quanto internacional. "A semana também foi uma oportunidade para fortalecermos nossos laços com parceiros como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde do Brasil. Ao final da semana, refletimos sobre nosso importante papel na implementação e promoção da advocacia, em consonância com as orientações da Organização Mundial da Saúde e da liderança global da NLR Alliance na busca por um mundo livre da hanseníase", explica o diretor.
Confira mais imagens