NHR Brasil é Vice-Campeã Nacional do Prêmio IEL 2023

Programa PEP++ foi reconhecido como Projeto Inovador pela visibilidade à hanseníase e pela implementação de novas ferramentas para o controle da enfermidade no país.

PS NHRBrasilIEL2023

A NHR Brasil conquistou uma posição de destaque ao ser nomeada vice-campeã nacional do Prêmio IEL de Talentos 2023 com Programa PEP++ na categoria Projeto Inovador. O prêmio, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), visa reconhecer e incentivar práticas  inovadoras, projetos e artigos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todo o Brasil. A final ocorreu na última quinta-feira, 26 de outubro, na cidade de São Paulo.

O Programa PEP++ se destacou por seu compromisso com a inovação para o controle e eliminação da hanseníase no Brasil. Com coordenação internacional da NLR e financiamento da Loteria Nacional Holandesa, o estudo busca avaliar um regime de profilaxia pós-exposição aprimorada para contatos sociais de pessoas diagnosticadas com hanseníase. A estratégia é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na qual pessoas sob maior risco de contrair uma doença recebem uma medicação preventiva antes de desenvolver os sintomas.

"Temos conduzido o ensaio clínico com todo o rigor técnico e científico nos territórios de Fortaleza e Sobral desde 2018 com o objetivo de enfrentar a hanseníase. O desempenho desse processo é um testemunho do nosso compromisso em melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas atingidas pela enfermidade”, revela Aymee Medeiros, gestora do Programa PEP++ no Brasil.

De acordo com Thais Leite, coordenadora de campo do Programa PEP++ em Fortaleza, a iniciativa se estendem sobretudo ao contexto social e econômico das comunidades alcançadas, com o objetivo de fornecer o máximo de orientações e assistência. "Nosso objetivo é não apenas enfrentar a doença, mas também criar um ambiente onde as pessoas atingidas possam viver com dignidade, respeito e oportunidades. Acreditamos que esse enfoque abrangente é fundamental para a eliminação da doença", exmplica Thais.

Alexandre Menezes, diretor nacional da NHR Brasil, avalia que o Prêmio IEL não apenas destaca o compromisso da NHR Brasil em enfrentar essa doença, mas também representa uma oportunidade para dar visibilidade à hanseníase e implementar novas ferramentas que assegurem o controle e, finalmente, a eliminação da cadeia de transmissão da doença.

“Estamos determinados a continuar avançando nesse caminho, buscando um futuro em que a hanseníase não seja mais motivo de tanto sofrimento para brasileiras e brasileiros”, salienta Alexandre.

LinhaVerdeNHRBrasil

DoeAgoraQRCode