Junto a parceiros, NHR Brasil promove
I Pré-Conferência da Pessoa com Deficiência em Jaibaras
Reunião pioneira envolveu a comunidade do distrito de Sobral integralmente na construção de propostas de políticas públicas para Pessoas com Deficiência
A Primeira Pré-Conferência da Pessoa com Deficiência do distrito de Jaibaras, em Sobral (CE), ocorreu no dia 26 de outubro. A ação, fruto da colaboração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Sobral e da NHR Brasil, marca um momento histórico para o avanço da promoção dos direitos de PCDs, buscando envolver a comunidade da região de maneira efetiva na construção de políticas públicas que garantam esse desenvolvimento.
Com esse objetivo, a população engajada no Projeto Desenvolvimento Inclusivo da NHR Brasil apresentou o primeiro tema para debate da Pré-Conferência, que envolveu a discussão do EIXO II: “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada”, um dos 5 eixos de discussão definidos para o momento.
Os diálogos desenvolvidos então abordaram questões como a garantia do acesso de PCDs à políticas públicas, incluindo saúde, segurança e transporte público. Os participantes também discutiram sobre como a acessibilidade arquitetônica poderia ser otimizada para benefício da comunidade.
O debate da Pré-Conferência possibilitou a formulação de propostas que refletem as aspirações da comunidade ao nível municipal, estadual e federal. Estas são, respectivamente, a ampliação dos transportes públicos distritais e a garantia da efetividade da gratuidade das passagens para PCDs e seus acompanhantes; a expansão da oferta de cursos profissionalizantes para pessoas com deficiências a nível estadual, promovendo a capacitação profissional e a aprimoração da integração entre os níveis municipal, estadual e federal a fim de desenvolver protocolos que efetivem a avaliação biopsicossocial para acesso aos benefícios sociais.
Como resultado das discussões estabelecidas na Pré-Conferência, Lady Dayana, mãe de Naina Vitória, destacou a importância de articular políticas públicas de acessibilidade para crianças com deficiência, como sua filha. “As pessoas com deficiência têm muitas necessidades. A ideia do carro público foi uma das propostas principais, pois precisamos não só para o lazer mas também para a mobilidade do dia a dia”, destacou.
A iniciativa representa um passo essencial da comunidade Jaibaras para o avanço da inclusão social e participação ativa da sociedade na reivindicação de direitos fundamentais para a construção de um futuro acessível. Emanuela Nunes, coordenadora de campo do projeto Desenvolvimento Inclusivo, reforça a relevância do fortalecimento da região como um aspecto inerente à essa transformação.
"Jaibaras está se destacando como pioneiro em iniciativas educativas e recursos para pessoas com deficiência e aqueles afetados pela hanseníase. As motivações dos moradores refletem o impacto positivo do projeto na comunidade, evidenciando um compromisso real com o desenvolvimento inclusivo e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência. A Pré-Conferência é um marco histórico, mostrando como a colaboração entre diferentes entidades pode resultar em propostas concretas para melhorar o acesso a políticas públicas e a qualidade de vida para todos”, pontua ela.
.