A Fundação NHR Brasil participou do 19º Congresso Brasileiro de Hansenologia, sediado em Foz do Iguaçu (PR) dos dias 25 a 28 de novembro. Realizado pela Sociedade Brasileira de Hansenologia, o evento apresentou o tema “Hanseníase na Tríplice Fronteira”, convidando os participantes a refletirem sobre estratégias integradas e a possibilidade de colaboração internacional em regiões fronteiriças.
A organização participou do evento como expositor, em que foi possível apresentar a história da Fundação para os congressistas que visitaram o estande. Além disso, o momento foi importante para compartilhar as histórias de vida das pessoas acometidas pela hanseníase que foram impactadas pelos projetos da NHR Brasil.
Ana Rita Cardoso, Diretora Executiva da Fundação NHR Brasil, compartilha que a participação no evento foi uma experiência essencial para a organização.
“Conseguimos levar informação sobre a nossa organização nesse importante evento que une pessoas que têm a hanseníase como uma causa em comum para conhecer um pouco mais sobre as novidades no enfrentamento a doença. Esse espaço foi essencial para falarmos sobre o nosso trabalho, sobre a história das pessoas acometidas, sobre nossos projetos como a pesquisa PEP ++”, destaca Ana Rita.
Debates científicos como uma oportunidade de avanços no combate à hanseníase;
Representando um forte espaço de discussão acadêmica, reunindo pesquisadores, profissionais de saúde e organizações que trabalham com a causa da hanseníase, o congresso promoveu uma ampla programação que contemplou contribuições em ciência, tecnologia e inovação no enfrentamento à doença.
Durante a semana, o evento ofereceu diversos cursos sobre hanseníase, incluindo atividades voltadas para Agentes Comunitários de Saúde, capacitações sobre prevenção e reabilitação, além de Avaliação Clínica Neurodermatológica, entre outras temáticas. O congresso também apresentou uma ampla agenda de mesas de debate, com discussões relevantes em tópicos como: hanseníase na tríplice fronteira, estigma e direitos humanos, e desafios diagnósticos na doença.
Nesse contexto, a participação de diferentes pesquisadores e profissionais de saúde foi fundamental para ampliar o debate e compartilhar evidências científicas. Aymée Rocha, Chefe de Pesquisas da Fundação NHR Brasil foi uma das palestrantes da Mesa “Ações e ferramentas de busca ativa em contatos” com a apresentação “Experiência do ensaio clínico de quimioprofilaxia (PEP++) na busca ativa em contatos”.
Sua apresentação mostrou um panorama geral do estudo PEP++, que visa avaliar um regime aprimorado de Quimioprofilaxia Pós-exposição para contatos, realizado simultaneamente no Brasil, Índia, Indonésia, Nepal e Bangladesh, países que representam mais de 80% dos casos de hanseníase em todo o mundo.
Encontros que reforçam o compromisso com a causa;
Representando um polo essencial para que pesquisadores e profissionais da saúde se atualizem sobre a temática da hanseníase, o 19º Congresso Brasileiro de Hansenologia se estabeleceu como um momento propício para reunir parceiros de longa data da Fundação NHR Brasil, assim como para apresentar a organização para novos grupos que se mostraram interessados e comovidos pelo trabalho da Fundação.
Portanto, o evento foi uma grande oportunidade de reforçar o compromisso da organização com a formação, a qualificação da atenção primária, a vigilância ativa de contatos e a valorização das vozes de pessoas acometidas pela hanseníase.













