25/01- Dia Mundial de Combate à Hanseníase  

Fundação NHR Brasil intensifica atividades de acesso à informação e prevenção sobre a hanseníase no Janeiro Roxo!  

O último domingo do mês de janeiro é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Neste ano, celebramos essa data histórica no dia 25, e relembramos que a conscientização pela doença, e o compartilhamento de informações sobre a hanseníase é um dos nossos mais poderosos artifícios para prevenção da doença.  

A data foi instituída em 1954 pelo jornalista e ativista francês Raoul Follereau, que buscou defender o acesso ao tratamento de forma igualitária, assim como a reeducação do público sobre a doença.  

No Brasil, por meio da Lei nº 12.135/2009, o último domingo do mês de janeiro foi instituído como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Todo ano, a Fundação NHR Brasil atua intensivamente, trazendo notoriedade para campanha por meio de ações educativas e pela participação de eventos em parceria com instituições e governos.  

Este ano não seria diferente.  

Durante o mês de janeiro, a Fundação NHR Brasil esteve presente em importantes espaços de diálogo, formação e mobilização social, reforçando seu compromisso com a eliminação da hanseníase e o enfrentamento ao estigma ainda associado à doença. 

No início do mês (14), a organização realizou, parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), o webinário “Hanseníase: Quebrando Estigmas, Fortalecendo Cuidados”. O momento contou com a palestra de Aymée Medeiros da Rocha, Coordenadora de Pesquisa da Fundação NHR Brasil, Yolanda Barros, Coordenadora dos Programas de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria da Saúde do Ceará e Paulo Rodrigues Araújo, pessoa curada da hanseníase, liderança no Piauí e membro do Movimento Nacional das Doenças Negligenciadas (MNDN). 

A organização também participou do Seminário Estadual do Janeiro Roxo, realizado no dia 20, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, contribuindo com debates voltados ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, à qualificação de profissionais e à ampliação das estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral das pessoas acometidas pela hanseníase. 

A conscientização também ganhou espaço nos meios de comunicação. A Fundação NHR Brasil marcou presença no programa Todo Dia Sobral (transmitido no dia 15 deste mês), com a participação da nossa Diretora Executiva, Ana Rita Cardoso, e no Programa Luís Siqueira (transmitido dia 19), com a participação de Iasmym Viana, Coordenadora de Campo, levando informações acessíveis e esclarecedoras à população, reforçando a importância de reconhecer sinais e sintomas, buscar atendimento adequado e combater o preconceito. 

Além disso, a atuação institucional se estendeu a reuniões de articulação com governos municipais, como o município de Maracanaú, fortalecendo parcerias estratégicas para o desenvolvimento de ações conjuntas no território. Em Aquiraz, a Fundação realizou formações com profissionais de saúde em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena- DSEI/CE, contribuindo para a qualificação do cuidado, a vigilância ativa e o acolhimento humanizado das pessoas afetadas pela hanseníase. 

Essas iniciativas reafirmam que falar sobre hanseníase é falar sobre saúde, direitos humanos e justiça social. No Dia Mundial de Combate à Hanseníase, a Fundação NHR Brasil reforça seu compromisso de seguir atuando, junto a parceiros e à sociedade, até que não haja mais hanseníase.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *